Palavrinha muito vista em solicitações de exames de pacientes oncológicos, “Estadiamento do Câncer Colorretal” consiste em nada mais, nada menos que “estadiar” o nosso paciente que chega ao consultório, com uma biópsia positiva para câncer. Em outras palavras, avaliamos a extensão da doença para propor o tratamento mais adequado.

Estadiamos o paciente, a partir da solicitação de exames específicos.

Cada paciente, de acordo com a localização do tumor primário, apresenta um tipo de estadiamento específico; e esse é diferente daquele solicitado para um tumor de outra localização.

Simplificando, os exames a serem solicitados para o câncer de intestino, por exemplo, são diferentes dos solicitados para um câncer de pulmão.

Isso se deve às características e particularidades de cada tumor, em se tratando da disseminação do mesmo. O estudo dos tumores malignos, nos possibilitou identificar onde estão os maiores focos de metástases de acordo com cada tumor primário. Então, embora medicina não seja uma ciência exata, procuramos uma metástase, onde há maior probabilidade de a acharmos.

É bem verdade, que algumas doenças podem fugir à regra, e apresentar uma metástase de local não frequente, mas nossa procura no estadiamento ou ao longo do tratamento, nas reavaliações, se dará a partir das queixas do paciente.

Sendo assim, biópsia pronta e estadiamento feito, podemos identificar esse paciente como sendo portador de uma doença localizada ou com uma doença um pouco mais extensa, onde se acusam o tumor primário e outro(s) foco(s) de localização diferente do primário.

Agora, sim! Podemos propor o tratamento.

Finalmente, só para efeito de conhecimento, citamos até aqui, o que é o chamado estadiamento clínico. No nosso dia a dia, trabalhamos também, com o estadiamento cirúrgico, que são aquelas letrinhas “TNM” com números ao seu lado. Como o próprio nome já indica, adquirimos o estadiamento a partir de um procedimento cirúrgico.

Os estádios do paciente oncológico variam de I  a  IV, sendo o I o estádio mais inicial e o IV, aquele onde identificamos uma metástase ( doença fora do local do tumor de origem).