do câncer colorretal

Com a biópsia em mãos, vamos para o próximo passo. Acredito que aqueles que já tiveram contato com o câncer, sabem que o oncologista adora a palavra estadiamento. Sim, devemos identificar quem é esse paciente para oferecermos o tratamento mais indicado. Em artigos, explicaremos melhor o que  significa, o tão falado “estadiamento”, por nós.

Definido isso, vamos tratar!!

Tratamento curativo

Quando temos um paciente com doença localizada, ou em outras localizações, mas passíveis de cirurgia, estamos diante de um tratamento curativo. Basicamente, a doença localizada no cólon deve ser operada, e com uma nova biópsia (agora da peça cirúrgica) indicamos se há necessidade de tratamento e qual o tipo de tratamento.

O tratamento do tumor do reto depende da sua localização. A cirurgia e a quimioterapia, também, tem seus papéis, sendo acrescentados da radioterapia, se estivermos falando de reto baixo ou médio.

Metástases, muitas vezes, podem ser operadas; e, também, entram nesse cenário curativo. Porém, como aqui o papo é mais longo, deixaremos para discutir em algum artigo.

Tratamento paliativo

Atenção !!! Primeiro de tudo!!! Chamamos de paliativo, aquilo que não é passível de cura, mas AINDA SIM HÁ TRATAMENTO A SER OFERECIDO E COM BOAS RESPOSTAS EM SOBREVIDA.

PALIATIVO NÃO É SINÔNIMO DE TERMINAL!!!

Aqui, o tratamento mais indicado, é aquele que vai chegar no corpo todo, afinal temos doença em diferentes pontos. Tal tratamento é conhecido por nós como sistêmico. O pilar desse tratamento é a quimioterapia. Mas, fazemos uso de medicações chamadas terapia alvo, e inibidores de tirosina kinase, imunoterapias, trifluridinas e etc, que também discutiremos em artigos. Já a radioterapia, entra aqui como um tratamento local para controle de sintomas.

Dra Gabriela Passos

Oncologia Clínica