O que são os radicais livres?

Radicais livres são moléculas que apresentam um número ímpar de elétrons, e que por isso são moléculas instáveis. Como tais, essas moléculas precisam “roubar” elétron de outras moléculas ou células. Essa é uma definição científica, e por isso, de difícil entendimento a leigos. Traduzindo: radicais livres são moléculas que não estão em equilíbrio no organismo. Elas precisam “desestabilizar” outras moléculas e células para conseguir se equilibrar. Essas moléculas e células sadias, então, perdem energia, gerando envelhecimento precoce e até disfunção molecular e morte celular. Esse processo se chama estresse oxidativo. Como resultado temos diversas doenças, e dentre elas: o câncer.

Temos radicais livres sendo produzidos, normalmente, no organismo; mas existem outros, que embora produzidos também no organismo, são provenientes de estímulos externos. E quais são esses estímulos? Alimentação rica em gorduras, enlatados, açúcar e carne vermelha, pobre em fibras; alimentos com pesticidas ou produtos químicos; o excesso de álcool; cigarro; excesso de exposição solar; poluição;  atividade física exagerada ou irregular; em suma: no mundo atual em que vivemos, todos nós nos identificamos com algum, dentre tantos outros quesitos.

E isso, vai levando ao acúmulo de radicais livres no nosso organismo!!

E como combatê-los ??

1º resposta simples e rápida: diga não aos estimulantes externos. Mas eu não vou poder comer gordura nenhuma? Não posso comer carne vermelha ou açúcar? Lógico que pode!!! Aqui é pedido o equilíbrio. Você não deve ter exposição diária a esses agentes!! Uma semana se ofertando coisas boas, nos possibilita um final de semana mais à vontade, e é isso que falo sempre para os meus pacientes.

2º resposta e complementar ao item anterior:  o consumo de antioxidantes ajuda, também, no combate aos radicais livres.

Os antioxidantes são aqueles que irão combater o processo oxidativo. E como se dá a ação deles? Eles são substâncias que “doam” esse elétron que falta aos radicais livres, tornando-os estáveis e aí não causam prejuízos, e ainda: não ficam instáveis depois dessa perda. Um antioxidante bem conhecido, e acho que o mais famoso, é a vitamina C. Existem vários outros: vitamina E, carotenóides, flavanóides, a glutationa (aminoácido) e etc. O segredo está em uma alimentação adequada em vitaminas e nutrientes. E quem, por algum motivo não consegue ter essa alimentação, então, deveria repor! E nossas nutricionistas estão aí para propor tanto uma alimentação, naturalmente, rica em antioxidantes, como para fornecer dicas de como adquiri-los em cápsulas ou suplementos. Vocês sabiam que existem até cosméticos com antioxidantes, reduzindo o processo oxidativo da pele? Bom, mas aqui o intuito não é vender produtos e sim, levar informações a vocês!

E aí, vocês já sabiam da importância dos antioxidantes??