Já sabemos como esse exame endoscópico é feito, então, vamos para seu preparo.

 O preparo do intestino abrange tanto a eliminação “forçada” de fezes, como uma alimentação condizente e favorável para que esse paciente que está se preparando, não “suje” todo o intestino paralelo a sua limpeza.

 Vamos começar pela alimentação pois é o mais simples! Alimentação sem resíduos: líquidos claros sem resíduos. Chás, água normal e de côco, isotônicos – todos claros. Não é estimulada, alimentação sólida. Ideal: alimentação semi líquida ou líquida. Não comer alimentos de coloração vermelha ou roxa. O tempo de orientação alimentar desse tipo vai depender da clínica e tipo de preparo, por isso, procure tirar suas dúvidas com os atendentes do setor.

 O preparo do cólon para o esvaziamento do intestino, normalmente, é feito pelo emprego de manitol. Esse consiste em uma substância que quando é engolido, não é absorvido pelo cólon e promove uma diarréia osmótica e eficiente. É a droga mais utilizada no mundo para esse fim, e normalmente, é misturado a um suco de laranja ou limão para ser mais agradável. O proctologistas e colonoscopistas gostam bastante do manitol.

 Outra droga utilizada no preparo de colono é o Picoprep. Esse consiste em um laxante que estimula a atividade intestinal ( peristaltismo ) e a retenção de líquidos no intestino. Essa combinação de estímulos resulta no efeito desejado. Não necessita ser diluído em suco. Seu conteúdo vem em sachê, e normalmente é diluído em 150ml de água. Recomenda-se após, ingerir 1 L de líquidos claros ou simplesmente água.

 Tanto no caso do manitol, mas mais ainda com o picoprep, pode ser recomendado a ingestão de comprimidos laxativos orais como  o dulcolax, a fim de aumentar a probabilidade de um cólon limpo.

Vale ressaltar, também, que existem outras drogas que limpam o intestino, mas essas são as mais utilizadas aqui no Brasil.