Tenho câncer de estômago e estou em quimioterapia na veia!
Quero parar de tomar medicação na veia!
Posso tomar quimioterapia em comprimidos?
Bom, vamos tentar explicar!
A resposta é sim e não rs! Ou seja: até temos comprimidos, mas não são indicados a todos os pacientes; isso porque depende do estadiamento do paciente.
Lembra que já conversamos aqui sobre o que é estadiamento? É quando localizamos o paciente em um estágio da doença, através de exames como tomografias ou ressonância, que vai de I a IV, e com isso decidimos qual o melhor tratamento!
Paciente que operou o câncer de estômago e está em uma quimioterapia complementar à uma cirurgia bem feita, consegue fazer um quimioterápico em comprimido (capecitabina).
No entanto, esse comprimido está acompanhado de uma quimio venosa.
Existe um outro quimioterápico oral chamado S1 também para tratamento de tumor de estômago mas que não entrou no Brasil e, por isso, não é utilizado por nós para o tratamento desse câncer.
E finalmente, existe uma outra quimioterapia oral nova (Tas), também utilizada no tratamento do câncer de estômago, mas que é empregada em um momento mais tardio do câncer de estômago, onde já existem metástases!
Ou seja, temos medicação oral. No entanto não é para todo paciente com esse tipo de câncer e depende em qual estágio está o paciente!
#cancerdeestomago #vivendocomcancer #amorpelaoncologia #canvergastrico #oncologia #oncologiadigestiva #cancercolorretal #vidacomcancer #dragabrielapassos #oncologiadocolon