É com bastante frequência, que nos deparamos no consultório com casos de bridas, em se tratando de pacientes que fizeram cirurgias abdominais. Por isso, torna-se importante falar de algo que, quando aparece, tira um pouco do sossego do paciente.
Pela definição médica “bridas” são cicatrizes internas que fazem uma ponte entre os órgãos, e/ou os mesmos e a parede abdominal.
Uma definição mais próxima de vocês entenderem seria dizer que as bridas são áreas intestinais onde o trânsito não está normal e está dificultado, devido a cicatrizes dentro do abdome decorrente da manipulação das alças intestinais pelo cirurgião: manejo do intestino, suturas, grampeamento e etc.
As bridas, quando manifestas, dão muita dor abdominal ao paciente, podendo estar relacionadas também a quadros de vômitos e redução de eliminação de fezes, de acordo com o grau de obstrução. É um quadro, por isso, que normalmente necessita de internação.
Em relação ao tratamento, o paciente pode responder a algum tratamento conservador ou algumas vezes precisar de tratamento cirúrgico.
Contudo, após toda a resolução do quadro, esse é um paciente que precisa de orientações especiais em relação à nutrição, para tentar evitar que ocorram novas bridas no futuro!