O câncer colorretal, como já falamos aqui, pode se disseminar por 3 vias. Uma delas é a hematogênica, ou seja, através do sangue, levando as células neoplásicas a atingirem  órgãos mais distantes. Também já falamos aqui, que a metástase mais frequente do câncer do cólon é a metástase do fígado, e apresentamos diferentes formas de tratá-las!

Um outro sítio de metástase, bastante frequente, é a pulmonar; não sendo incomum, pacientes com câncer colorretal, com metástases somente no pulmão. E, embora a notícia da metástase pulmonar seja bastante angustiante ao doente, nós oncologistas sabemos que se trata de uma doença metastática um pouco mais indolente na maior parte das vezes. Isso quer dizer, que é uma doença de evolução mais lenta, e por isso, tende a responder e por um tempo maior: à quimioterapia que lhe é oferecida.

Esse paciente com metástases, unicamente, nos pulmões podem viver anos em tratamento e com qualidade de vida.

Esse cenário que eu acabei de comentar é o cenário mais frequente do paciente com câncer colorretal e metástases no pulmão: nódulos pulmonares compatíveis com doença distribuídos em ambos os pulmões. No entanto, há ainda outro cenário no câncer colorretal com metástase somente no pulmão: aquele com um nódulo único, ou com nódulos confinados em uma pequena área do pulmão, por exemplo, ou alguma outra situação na qual a doença pulmonar seja pequena e limitada.

Nesses casos, poderíamos indicar cirurgia a esse doente. Sim, hoje, sabemos que pacientes com câncer colorretal que fizeram metástase para pulmão, e tem pouca doença nessa localização, podem ser operados do pulmão e ainda ser oferecido tratamento curativo, embora a quimioterapia seja muitas vezes entregue também nesse tratamento.

Nos próximos artigos, falaremos sobre outros tratamentos locais desse tipo de metástase sem ser a cirurgia!