Fatores de risco do câncer de colorretal

O câncer de cólon e reto são doenças multifatoriais, o que quer dizer que não tem um agente único e exclusivo como causador. Reúne fatores ambientais e genéticos, além dos relacionados ao estilo de vida.

Ao contrário do que muitos pacientes imaginam e nos questionam, frequentemente, no consultório a hereditariedade corresponde a uma pequena parcela dos casos ( 5-10% de todos os casos ). Dentre às síndromes genéticas mais relacionadas ao desenvolvimento de câncer de cólon e reto estão:  a Síndrome de Lynch e a Polipose Adenomatosa Familiar, que serão discutidas em artigos ao longo do blog.

Em relação aos fatores de estilo de vida / ambientais, relacionam-se à maior probabilidade de desenvolvimento: o consumo de bebidas alcóolicas em excesso; a baixa ingestão de frutas e vegetais; o alto consumo de carnes vermelhas e alimentos processados; o sedentarismo; a obesidade e, finalmente, o tabagismo.

Outros contribuidores á doença:

– portadores de doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Colite Ulcerativa)

– idade

– histórico de pólipos

OBS:  todos esses fatores serão bem discutidos em artigos mais à frente.

Em suma: sendo os fatores ambientais e de estilo de vida, os maiores propiciadores dessa doença tão importante, a mudança está em nossas mãos!

Dra Gabriela Passos

Oncologia Clínica