Sim, nossa assunto hoje é um dos mais desconfortáveis aos pacientes.
Colostomia é a ligação do intestino (no caso o cólon) até a parede do abdome, realizada como via alternativa para a exteriorização de fezes e gases.
É um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião, podendo ser algo definitivo ou transitório. Sendo um ou outro, é parte incomodativa do cotidiano do paciente, trazendo efeitos diretos em algumas áreas da vida dele. Socialmente, o paciente fica mais contido em casa. Psicologicamente, fica mais deprimido.
Torna-se menos confiante fisicamente. Em suma, as mudanças são muitas, e as adaptações são necessárias. Em um contexto mais aberto e direto, o paciente se sente envergonhado pela bolsa.
No entanto, costumo dizer ao meu paciente que precisamos olhar a bolsa de outra forma. Precisamos desmistificá-la! Precisamos falar sobre ela! A vida está sendo permitida porque ela está ali com vc! E se esse desvio de trânsito não existisse? Onde estarias agora?
Ela é necessária e faz parte do processo!
Por isso, psico e socialmente falando encare ela como uma amiga. “Vamos sair sim, porque estou bem e vivo”. E em se tratando da sua confiança com ela em ambientes fora de sua casa, aconselho que a estude.
Estudamos tantas besteiras… vamos estudar o que é importante para nós!
Tenha imersão no assunto – quais as melhores bolsas, as mais seguras, de quanto e quanto tempo devo esvaziá-la, como faço a assepsia, se não estiver colando bem ao abdome, o que faço?
E isso tudo lhe dará a segurança necessária para fazer o que vc tem para fazer: viver ❤️🔥!!
#oncologia #oncologiadocolon #vidacomcancer #cancercolorretal #dragabrielapassos