A Trombose Venosa Profunda ( TVP ) caracteriza-se pela formação de coágulos dentro do trajeto de uma veia. Esses coágulos consistem em trombos que circulam no interior das veias e são perigosos, pois podem encontrar nesse mesmo trajeto, uma veia menos calibrosa e “emperrar” esse trajeto, bloqueando a passagem do sangue por aquele caminho. Diante dessa situação, o paciente sente, principalmente, dor e edema no local do membro afetado. Frequentemente: membros inferiores e superiores, embora possa ocorrer no interior do abdome.
A particularidade, aqui, é: embora isso possa acontecer em qualquer indivíduo, o câncer aumenta esse risco em 5 vezes. E quem faz quimioterapia ainda somatiza mais 1 ponto. Por isso, o paciente oncológico apresenta 6x mais probabilidade de desenvolver TVP que um indivíduo comum.
Vale lembrar que a TVB de membros superiores e pescoço, muitas vezes, está associada à presença do cateter implantado, também.
Diante dessa situação, o paciente necessita recorrer à emergência para avaliar o uso de anticoagulantes e receber informações acerca de possíveis complicações.
Então, fique ligado!! Diante desses sintomas súbitos e progressivos, procure seu médico assistente!