Essa é uma pergunta muito frequente no consultório. Na verdade, a alimentação no geral é sempre objeto de perguntas. E costumo dizer que não há restrição a nada, embora alguns cuidados sejam necessários. Mas aqui, vamos nos ater aos “crus”. Alimentos crus, que me refiro, são: folhas, frutas, legumes e verduras.
Nenhum de nós deveria comê-los na rua, mas fato é que o ritmo de vida que temos e a quantidade de vezes que comemos na rua, por semana, nos implica esse tipo de alimentação fora de casa. Esses alimentos apresentam alto grau de contaminação nos restaurantes que frequentamos, pois nem sempre são lavados como deveriam.
E, o pior, não é infrequente que alguém tenha uma história de “larvinha” comendo na rua, ou seja, sujeira macroscópica em folhas; quiçá sujeira microscópica!
Em contato com esses micro-organismos, algumas vezes conseguimos contra-atacar, mas outras vezes fazemos gastro enterites. Mas sempre respondemos no contra-ataque: com ou sem ajuda!
No entanto, o paciente em quimioterapia, pode estar em vigência de imunidade mais baixa. As vezes também, alimentando-se mal pela doença e/ou tratamento, perdendo peso e mais fraco. E isso tudo corrobora para uma dificuldade de contra acatar esses micro-organismos presentes nessa alimentação crua duvidosa da rua!
Por isso, pacientes em quimio não devem se alimentar de pratos crus na rua.
Sim, podem comer alimentos crus durante a quimio, mas que sejam em casa, bem lavados, fazendo uso de cloro e água corrente posterior!
Legumes se possível feitos no vapor!
Frutas devem ser comidas sem cascas, durante esse período.
E, antes que eu me esqueça, muitos me perguntam sobre comida japonesa.
Pessoal, não preciso repetir sobre contaminação, preciso?
Proteínas cruas são altamente contaminadas, principalmente os peixes.
#oncologia #oncologiadocolon #vidacomcancer #cancercolorretal #dragabrielapassos