Essa é uma associação que vem sendo alvo de pesquisas de longa data para tentar responder se reduzir tais alimentos é diretamente proporcional a probabilidade de desenvolver câncer, e aqui nosso interesse é falar do câncer colorretal.
Um estudo, que acabou de sair, coorte Nutrinet Santé, onde mais de 100 mil pessoas foram acompanhadas por uma mediana de 5,9 anos, traz como conclusão que não foi observada nenhuma associação sobre o consumo especifico de algum leite e seus derivados: leite, iogurte ou queijo com algum tipo de câncer analisado. No entanto, o consumo de queijo branco foi associado a 11% de aumento do risco de câncer em geral e 39% de aumento de câncer colorretal . O consumo de sobremesas lácteas doces também demonstrou aumento estatisticamente significante de até 58% de risco de desenvolver câncer colorretal. Matéria publicada no Medscape dessa semana!
No entanto, esse foi um estudo “coorte” e precisamos nos aprofundar mais no assunto. Novos estudos virão, e por isso, esses dados serão melhor avaliados .
Mas por que estão aqui?
O queijo branco realmente é uma interrogação estar nessa lista. Mas as bebidas lácteas, bem como sobremesas dessa categoria, são dedutíveis de estarem realmente dentro desse risco, e já podemos reduzi-las no nosso dia a dia!
Vamos já colocando essa redução no nosso dia a dia!?!?!