“E quando o médico diz que a quimio não provoca a queda do cabelo, mas cai?”

Isso não é raridade de acontecer nos nossos consultórios, por isso, quem é meu paciente sabe que sempre ⚠️ aviso: medicina não é matemática!

Normalmente, “essa quimio” não faz cair o cabelo; mas não a conheço no seu organismo. E de fato, tenho visto muitos pacientes com nossos esquemas mais tradicionais para tratamento de câncer colorretal com queda de cabelo!

Sim, todo esse esquema tem potencial de queda de cabelo (alopecia) mas a probabilidade é baixa, em comparação com quimioterápicos sabidamente pré disponentes de alopecia significativa.

Todas as medicações passaram por anos de estudos em pacientes reais, com relatos de maior ou menor probabilidade de queda, e isso gerou uma bula de eventos adversos disseminada universalmente.

Não custa lembrar também, que quimioterapia é uma substância citotóxica, que causa danos e lesões às células independentemente de serem cancerígenas ou não: a quimio não consegue fazer esse tipo de distinção.

Esquemas com duas ou três drogas para câncer colorretal é tão infrequente de levar a queda, que normalmente nem recomendamos a toca térmica que pacientes com alto risco de queda podem fazer uso.

Podemos em algum momento, de qualquer forma, falarmos um pouquinho dela aqui.

E, finalmente, vale ressaltar, que se a alopecia existir nesse cenário, não é drástica, sendo algo mais sutil, caso a única “culpada” seja a quimio.

E aí, foi útil a informação?

#oncologiadocolon #vidacomcancer #cancercolorretal #dragabrielapassos