A alimentação, e não é para menos, vem sendo alvo de questionamentos de todos os pacientes com câncer colorretal, já tratados ou até mesmo os não portadores.

E essa é uma verdade que deve ser exteriorizada exaustivamente: a alimentação é uma parte forte dentro daqueles fatores de riscos ambientais. Ela tanto aumenta o número de radicais livres, como altera o meio ambiente intestinal repercutindo em floras intestinais atípicas e, finalmente, inflama a parede intestinal.

E esses três processos acarretam na maior probabilidade de desenvolvimento de câncer colorretal. Tendo em vista disso, vamos falar hoje de um conjunto de alimentos extremamente danosos nesse contexto: os embutidos.

Embutidos são restos (na maior parte das vezes não nutritivas) de carnes bovinas e suínas, e menos frequentemente: de caprinos, ovinos, aves, peixes e sangues de animais.

São triturados e homogeneizados sob pressão ou acondicionados em tripas utilizados para evitar influências externas. Surgiu em um momento onde não havia refrigeração, sendo conservados no sal.

São embutidos:

A OMS emitiu um comunicado informando que os embutidos em excesso aumentam a probabilidade de câncer, e principalmente câncer colorretal.Bacon e carne seca não são embutidos!

A informação atenta que 50gramas diárias do embutido (por exemplo 4 fatias de presunto ou 1 salsicha) aumenta em 18% a probabilidade de câncer colorretal.

Estudos europeus são mais rigorosos: acusam que 9 gr de embutido diária aumentam em 21% essa probabilidade. 1 fatia de mortadela por exemplo!

Por isso, tenhamos consumo consciente!

Não precisamos cortar do nosso dia a dia, somente seja consciente em consumi-los em menor quantidade!

E aí? Você sabia disso!?

#oncologia #cancercolorretal #vidacomcancer #oncologiadocolon